Mais quilômetros com menos combustível e desgaste dos pneus.
Veja como:
O consumo de combustível e o desgaste dos pneus dependem da geometria da suspensão e dos amortecedores. As principais características da geometria da suspensão são os ângulos abaixo:
Estes ângulos precisam ser mantidos em todas as condições de trabalho.
Boas suspensões não são obra do acaso. Para projetá-las e preciso usar as tecnologias Cotagem Funcional, GD&T e Simulação Monte Carlo.
Bons produtos são consequências de bons projetos, que por sua vez, sob o ponto de vista dimensional, são consequências de boas cotagens.
A cotagem e uma etapa muito importante do projeto mecânico. É o elo entre a concepção do produto e a sua materialização. Não basta fazer o modelo 3D, é preciso cotá-lo adequadamente com o GD&T. Após a cotagem é preciso validar o projeto com a simulação Monte Carlo para avaliar o risco de não conformidade das características críticas que neste caso são os ângulos da suspensão.
Para impedir a propagação dos erros dimensionais e geométricos a cotagem deve ser funcional. As pecas não devem ser cotadas isoladamente, sem levar em conta a análise cinemática das interfaces de montagem dos componentes.
Veja abaixo algumas das tolerâncias envolvidas na cotagem funcional dos componentes da suspensão, que é feita utilizando-se o GD&T - Geometric Dimensioning & Tolerancing.
Veja abaixo a cotagem funcional do componente Knuckle: